Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Diocese de Uberlândia
 CNBB
 Santa Sé
 Rádio América




Liturgia em Foco
 


Cardeais: abuso litúrgico enfraquece a fé

Por CINDY WOODEN

Um enfraquecimento da fé em Deus, um aumento do egoísmo e uma queda no número de pessoas que vão à Missa podem ser relacionados ao abuso litúrgico ou às Missas que não são reverentes, foi o que disseram dois cardeais do Vaticano e um consultor.

O Cardeal Raymond Burke dos EUA, chefe da suprema corte do Vaticano, disse: “Se errarmos ao pensar que somos o centro da liturgia, a Missa levará a uma perda da fé.” 

O Cardeal Burke e o Cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e os Sacramentos, falou ontem no lançamento de um livro em Roma.

O livro, publicado apenas em italiano, foi escrito pelo Pe. Nicola Bux, que serve de consultor às congregações para a doutrina da fé e para a causa dos santos, bem como para o gabinete responsável pelas liturgias papais.

A tradução para o português do título do livro do Pe. Bux seria, Como ir a Missa e não perder a sua fé.

Cardeal Burke disse àqueles reunidos para a apresentação do livro, que ele concordava com Pe. Bux que “os abusos litúrgicos causam um sério prejuízo para a fé dos católicos”.

Infelizmente, disse ele, “muitos padres e bispos tratam as violações das normas litúrgicas como algo sem importância quando, na verdade, são abusos graves”.

O Cardeal Cañizares disse que embora o título do livro seja provocativo, revela uma visão que compartilha.“Participar da Eucaristia pode nos enfraquecer ou nos fazer perder a nossa fé se não tomar parte dela apropriadamente,” e se a liturgia não for celebrada de acordo com as normas da Igreja, disse ele.

Cardeais: abuso litúrgico enfraquece a fé 1

Card. Antonio Cañizares Llovera eleva  a Eucaristia durante Missa na Basílica S. João Lateranense em 

“Isso é verdade que se esteja referindo à forma Ordinária ou Extraordinária do mesmo Rito Romano,”disse o cardeal.

O Cardeal Cañizares disse que ao mesmo tempo que tantas pessoas vivem como se Deus não existisse, elas necessitam de uma verdadeira celebração eucarística para lembrá-los que apenas Deus deve ser adorado e que o verdadeiro significado da vida humana vem apenas do fato que Jesus deu sua vida para salvar o mundo.

Pe. Bux disse que muito católicos modernos pensam que a Missa é algo que o padre e a congregação fazem juntos que, na realidade, é algo que Jesus faz.

“Se você vai a Missa em um lugar e depois vai a Missa em um outro, você não assistirá a mesma Missa. Isso significa que não é a Missa da Igreja Católica, que as pessoas tem o direito, mas é apenas a Missa dessa paróquia ou daquele padre,” disse ele.

Tradução: Missa Gregoriana

Cardeais: abuso litúrgico enfraquece a fé 2



Escrito por Dom Paulo Francisco Machado às 00h48
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]